Cultura abre exposição de ‘Trovas no Bosque’ em Bauru

Avalie esse post

A Secretaria Municipal de Cultura promove, a partir deste domingo (1º) a exposição “Trovas no Bosque”. As obras estarão à disposição do público até o dia 1º de outubro no Bosque José Guedes de Azevedo, conhecido como “Bosque da Comunidade”.

A exposição Trovas no Bosque  é realizada pelo 20º ano consecutivo e traz a magia dos versos, impressa nas trovas e hakais dos membros nacionais da UBT (União Brasileira de Trovadores). Cerca de 600 trovas e hakais discorrem sobre a beleza da natureza e a importância do meio ambiente.

Maria Fumaça
Também neste domingo a Secretaria de Cultura entregou a Maria Fumaça 404, totalmente recuperada.  Foi feita recuperação de algumas peças de metal, pintura da máquina e do tender (vagão que armazena água e lenha), troca de alguns dormentes e instalação de três holofotes para a iluminação da composição, para que possa ser vista à noite por quem passar pela Rua Araújo Leite.

A Maria Fumaça veio para Bauru em 1920 e entrou em funcionamento em 1921 sendo transferida para Aquidauana (MS) ainda em 1921. Na década de 1970 a locomotiva voltou para Bauru para passar por reforma e em 1977 foi doada para a Prefeitura Municipal que a destinou ao futuro Bosque José Guedes de Azevedo, mesmo antes da inauguração 21/09/1980.

Serviço
O Bosque da Comunidade fica aberto ao público de segunda à sexta, das 6h às 19h30 e aos sábado, domingos e feriados das 7h às 18h30 e fica localizado na Rua Araujo Leite, q. 29.

Locomotiva está localizada no Bosque da Comunidade em Bauru (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)Locomotiva fica em exposição no Bosque da Comunidade em Bauru (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)