Recicla Mogi inicia 2ª etapa e passa a atender 11 novas áreas na cidade

Avalie esse post
Projeto Recicla Mogi encaminha lixo reciclável para usinas de triagem (Foto: Ney Sarmento/Prefeitura de Mogi das Cruzes)Projeto Recicla Mogi encaminha lixo reciclável para
usinas de triagem
(Foto: Ney Sarmento/Prefeitura de Mogi das Cruzes)

O Recicla Mogi realiza na próxima quinta-feira (5) a primeira coleta da 2ª etapa do programa. Vila Brasileira, Jardim Esperança, Parque Olímpico, Vila Municipal, Loteamento Alvorada, Vila Melchizedec, Vila Bela Vista, Jardim Primavera, Vila Oropó, Jardim Rubi e Cidade Jardim, são os onze bairros que foram incluídos no Recicla Mogi. O caminhão de coleta passará nestes bairros às quintas-feiras e sábados, das 7h às 14h.

O programa Recicla Mogi foi lançado em junho pela Prefeitura de Mogi das Cruzesx. O projeto tem um caminhão próprio, personalizado e com a cor laranja, assim como os uniformes dos funcionários que fazem a coleta. Para auxiliar na implantação do programa, a Prefeitura pretende distribuir 40 mil sacos transparentes aos moradores – eles serão usados para acondicionar o lixo seco, que pode ser reciclado, e ajudam a diferenciar o material no momento da coleta.

O projeto ambiental deve atender toda a cidade gradativamente, por isso o município foi dividido em 12 áreas. A primeira etapa atendida compreendeu os bairros Rodeio, Jardim Maricá, Residencial Itapety, Ponte Grande, Residencial Aruã e Jardim Aracy. Na região do primeiro trecho, o caminhão continuará passando às segundas e sextas, das 7h às 14h. Segundo a Prefeitura na primeira etapa do programa, o Recicla Mogi aumentou a coleta seletiva de 24,2 toneladas em junho para 71 toneladas em julho.

Cartilha Infantil
O lançamento da nova etapa de coleta foi realizado na última segunda-feira (2), em evento realizado no Cemforpe. A Prefeitura lançou também neste dia a cartilha “O dia em que a nossa turma aprendeu a usar superpoderes”, que será distribuída na rede municipal e terá três modelos – para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e para os professores.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rose Roggero, o trabalho pedagógico mostra as aventuras dos super-heróis Super-Reciclar, Madame Reutilizar, Capitão Reduzir e Cata-Lata, que ensinam as crianças e os jovens sobre a importância de ações como a redução da produção de lixo e a importância de conceitos como a reutilização e a reciclagem. Eles combatem o vilão Kid Moscão.

Segundo a Prefeitura, as cartilhas serão distribuídas nas escolas e o processo de divulgação do programa conta também com distribuição de panfletos em estabelecimentos comerciais e residências da região. O objetivo é que exista maior participação dos mogianos no programa.